Religião – Minha experiência.

A palavra religião para mim se tornou algo pesado, realmente um fardo. Ela já foi sinônimo de uma arma apontada para a cabeça, que em muitos momentos fazia-se pensar que acabou; atirei! Não, calma! Calma! Eu só pequei. Eu só não posso ter esses pensamentos, ou eu devo acreditar em tudo o que me foi ensinado? Mas se nunca me fez bem? Por que continuaria a bater com a cabeça na parede? A religião é também isso que faz você estar errado para eu estar certo. Ou vice-versa. É isso também que acontece quando um tenta fazer o outro a pensar e acreditar de uma determinada forma e não consegue: guerras, medos, solidão. Claro, não vamos generalizar.

Nós, Humanos que somos, pela graça Divina, temos nossas próprians crenças e ideais, temos uma Vida que é movida por ações diárias, vontades, gostos, sonhos e a visão da magnitude do Universo, da Energia que gera a vida na Terra, e em todas direções que olharmos, em qualquer horizonte que escolhermos traçar. É isso que nos faz Humanos, falhos, perfeitos. É essa condição humana que através da dor e de toda distração de cada esquina, nos permite conhecer e escolher o Caminho do Amor.

Religião - Minha experiência

Mas não somente me refiro ao amor-próprio, o alicerce do caminho, eu me refiro a fonte inesgotável de Amor, o próprio Caminho. O Amor é o Caminho, a Verdade e a Vida. E se de algo posso sentir-me agradecido de ter praticado uma religião, é que foi assim que eu conheci meu Maior exemplo e inspiração do Amor Sagrado, Jesus. Em primeira pessoa e manifestando ao longo do caminho: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Eu tenho o meu caminho, nem pior, nem melhor. Minhas escolhas. A minha verdade permite-me, no fim do dia, deitar e dormir. A noite inteira. Essa é a Minha vida, eu sigo o meu caminho guiado e motivado pelo melhor que eu posso ser e fazer a cada manhã. Esse foi Jesus para mim, a Manifestação Divina e Sagrada do Amor, acreditou que tudo era possível e evidenciou quem realmente impõe os limites que aceitamos de alguma forma.

Jesus foi livre. Expressou a sua verdade por completo, viveu-lha. Foi além, não se importou nem com fulano, sicrano ou beltrano. Apenas viveu. Imagina se Jesus tivesse ouvido alguém, quem quer que fosse, sua vida nunca teria tido todo o próposito que teve e que tem, pois para mim e para milhares ele continua sendo essa fonte de energia de amor-próprio e amor ao próximo, sendo quem eu sou e ajudando e fazendo o bem sem olhar a quem. Este sentimento de Unidade, de compaixão, de querer estar bem, de desejar o bem, de ver o outro sentir que estamos bem e procurar incessantemente fazer tudo pelo seu bem-estar. Por certo não estamos sozinhos neste planeta por um motivo desconexo. Esta é uma jornada que fazemos de mãos dadas, corações conectados e almas gêmeas. Sentimos a dor no olhar de um amigo, a dor do mundo como também sentimos a felicidade de um familiar ou de um estranho pela rua. Somos contagiantes, transmissores. Qual é a mensagem?

A palavra encantadora é: Espiritualidade. Exato, a qualidade de ser espiritual. É o sentir-se completo, inteiro, perfeito do que jeito que sou. Como já disseram, “existe uma grande diferença entre saber e conhecer; você sabe de algo quando alguém lhe fala, lhe comunica, mas você somente conhece algo quando experiencia”. Uma das formas mais lindas de experienciar e celebrar este conhecimento do Eu-Maior, da Essência e do Sagrado da Alma, é dos nativos americanos: os índios. É a forma de encarar tudo na vida como um momento espiritual, como esse agora que escrevo e que em algum momento você vai ler, ou quando eu vou correr ou jogar futebol, no trabalho ou na praia, sem distrações, todos esses são momentos únicos, eu jamais viverei-os novamente. E por que não viver intensamente estes momentos, realmente estar presente, saber quem é, de onde vem e para onde vai, pelo menos para onde quer ir.

Os índios tinham, e ainda tem, esta forte conexão com a Terra, com absolutamente tudo que faz parte dela, como ele. Cada passo, cada ação era um motivo de devoção, um momento eterno composto do caminhar do dia-a-dia, um pensamento infinito de que tudo está bem e que tudo sucede-se nas marés da Luz do nosso poder interior, da gratidão por estar aqui agora, nesse momento tão importante para todos nós. Correto? Esse momento, este exato segundo que podemos ser gratos por ter tantos espelhos que refletem a nossa Luz e que assim podemos apreciar também a Luz do outro. E ainda melhor, poder levar a Luz para aqueles que não conseguem acessar esta parte do Universo dentro de si, seja deslumbrando-se com um pôr-do-sol ou nadando no mar.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Por que distorcer a mensagem e não vive-la literalmente? A vida acontece neste mesmo momento, por que fugir dele pensando em algum prêmio ou lugar que você estará daqui a não sei quanto tempo? Fora criar medo e pressão desnecessários, privando-se de sentir, ser e viver seu potencial, sem limites ou barreiras. O poder está em nossas mãos, na nobreza de nosso coração, na sabedoria da alma, na lógica e racionalidade de nossa mente que sabe que está no caminho de crescimento pessoal e espiritual. Jesus nunca teve dúvida de seu poder, materializou maravilhas e operou milagres. Por que faríamos diferente? O cáracter e os ensinamentos de Jesus, a simplicidade e a beleza da devoção dos índios, são um conhecimento que me permitiram conhecer esse Amor.

Religião - Minha experiência

Cruzando com uma outra linda oração e com um texto tocante hoje antes de sair do trabalho, e usando as mesmas palavras que foram usadas, quero compartir-lhos aqui:

“Uma oração dos nativos americanos para despertar seu espírito (Nick Polizzi)

Às vezes, tudo que precisamos a fim de mudar a nossa realidade atual é um pouco de sabedoria, falada com mansidão e um coração puro. Me deparei com esta poderosa oração Lakota há alguns dias e queria compartilhá-la com você. Eu espero que o ajude em seu caminho. Me ajudou muito.

Oração Lakota

Grande Mistério,

ensina-me a confiar

em meu coração,

em minha mente,

em minha intuição,

no meu conhecimento interior,

nos sentidos do meu corpo,

nas bênçãos do meu espírito.

Ensina-me a confiar nessas coisas

para que eu possa entrar em meu Espaço Sagrado

e amar além do meu medo,

e assim andar em equilíbrio

com o passar de cada Sol glorioso.

De acordo com certas tribos, o Espaço Sagrado é o espaço entre a expiração e inspiração. Andar em equilíbrio é ter o paraíso (espiritualidade) e a terra (fisicalidade) em Harmonia. No cerne desta Sabedoria intemporal está a palavra “confiança”. Quando nós paramos de confiar em nós mesmos? Quando nós permitimos aquela confiança, aquele poder a ir embora? Em muitas maneiras o caminho espiritual é um processo de restabelecer aquela confiança com o Infinito que reside dentro de nós, apenas esperando para ser ativado.

Desejos de equilíbrio e harmonia.”

Religião - Minha experiência

O poder existente em cada forma de vida, em cada forma de comunicação, utiliza-se de espelhos, palavras, pessoas e toda forma possível de elevar e alcançar todos os pontos e lugares que precisam de Luz. Sentir-se livre, encontrar a luz e amor próprios, ativá-los e vive-los, é um exercício de devoção e gratidão a tudo o que é,  a nossa existência. E conhecer o medo como uma mera ilusão da condição humana, que volta e meia nossas pernas irão tremer, nossa espinha vai gelar, mas nossa alma conhece o caminho e somente acreditando nela um dia por vez, nosso Ser estará imerso no Amor e seguindo a evolução do caminho infinito.

Nos vemos por aí.

Luz

Deixe um comentário