Diferenças – Religião e Espiritualidade

A arte de ser livre. A prática diária. O caminho infinito.

O amor do perdão é a força que mais me faz crescer; a percepção de mim mesmo, do que eu sou, todas as imperfeições e limitações, somente com amor-próprio sinto-me capaz de olhar no espelho e saber que estou no caminho certo, o meu caminho.

A beleza dessa liberdade é ver no outro a si mesmo, é apreciar estas mesmas falhas e enxergar somente amor, reflexo de nós mesmos. Trabalhar minha espiritualidade na beleza de todas as religiões e querer aprender somente os ensinamentos de amor que todas relatam, me mostram que acreditar no próprio coração é a verdade do caminho.

O texto que vou compartilhar expressa muito bem uma máxima de Deepak Chopra: “A religião é a crença na experiência de outra pessoa. A espiritualidade é ter sua própria experiência”. É basicamente viver de acordo com aquilo que acredito ser correto, que faz sentido no meu coração, e que existem milhares de pessoas que pensam e agem diferentemente, e que em nossas diferenças somos um.

Diferenças - Religião e Espiritualidade

A percepção de cada um da verdade não pode ser algo de fora, algo que foi criado com base no medo, algo que implica que você deve alguma coisa para alguém, e que algum dia em algum lugar haverá uma prestação de contas. A vida é aqui e agora, ela acontece neste momento, o palco principal é o seu coração, e o reflexo da sua vida é o reflexo do seu coração, é o reflexo das atitudes que ele acha serem corretas e a paz e harmonia que estas atitudes criam nele. Você não deve se preocupar o que vai acontecer com você um dia, ou quando morrer, você deve se preocupar em saber, sentir no seu coração que você está fazendo o seu melhor, e saber que é exatamente isso que vai retornar para seu caminho, aqui ou em Marte. E ser eternamente feliz.

Texto:

DIFERENÇAS ENTRE RELIGIÃO E ESPIRITUALIDADE – Por Kasim Khan

Dizer às pessoas que você é espiritual mas não religioso, é muitas vezes recebido com uma cara confusa. As pessoas tendem a pensar em espiritualidade como algo muito estranho e misterioso. Elas ainda lutam para diferenciar espiritualidade de religião, e isto acontece porque as pessoas na sociedade moderna tem medo de serem manipuladas e tem também uma falta de conhecimento quando se trata de assuntos não materiais.

A verdade da questão é que a espiritualidade é talvez a coisa mais natural que existe, é simplesmente “eu próprio consciente auto-reconhecer que você é mais do que apenas um corpo, que você é uma alma com um potencial infinito.

Para simplificar o que estou tentando explicar, aqui segue uma pequena lista de coisas que ajudam a destacar as diferenças entre religião e espiritualidade:

Diferenças - Religião e Espiritualidade

Não existem regras para a espiritualidade.

Ao contrário de seguir uma ideologia específica ou um conjunto de regras, a espiritualidade simplesmente permite que você siga o seu coração, ela incentiva você a ouvir a sua intuição e fazer o que é certo para si e para os outros ao seu redor. É verdadeiramente libertá-lo para ser o melhor que pode ser, ser uma boa pessoa com nenhuma promessa de punição ou recompensa. A recompensa é simplesmente a sua própria felicidade interior.

Espiritualidade é baseada apenas em amor e não em medo.

Pontilhada por toda a religião, há muito medo: o medo das consequências de suas ações, o medo do que poderia acontecer depois de morrer se você não viver a sua vida em conformidade. Bem, com a espiritualidade existe apenas amor, ela o convida a concentrar toda a sua energia apenas no bom, e agir apenas com base no amor. Este é um ponto chave, pois qualquer escolha feita pelo medo, não será boa para a sua alma. Porém, as decisões feitas pelo amor irão capacitá-lo, torná-lo mais corajoso e alimentarão a sua alma. Isto lhe mostrará como agir apesar de ter medo, como seguir adiante fazendo o que você acha que é certo apesar das consequências que podem vir.

Diferenças - Religião e Espiritualidade

A religião lhe diz a verdade, a espiritualidade permite-lhe descobri-la.

Em oposição a dizer-lhe em preto e branco como o universo foi criado e por que estamos aqui, a espiritualidade permite-lhe descobrir estas perguntas e respostas para si mesmo. Ela permite-lhe encontrar sua própria verdade em todas as coisas e não estabelece limites para o quão profundo você pode ir para compreender tudo o que há para saber.

A religião separa, a espiritualidade une.

Através do nosso mundo existem muitas religiões e todas elas pregam que a sua história é a história certa. A espiritualidade vê a verdade em todas elas e une-las, porque a verdade é a mesma para todos nós, apesar das nossas diferenças e singularidades. A espiritualidade centra-se na qualidade da mensagem divina que elas compartilham e não nas diferenças de detalhes da história que elas falam.

A diferença entre Karma e Castigo.

Em vez de falar sobre punição ou a ameaça do inferno, a espiritualidade só fala sobre Karma; é a lei da atração, você recebe o que doa, colhe o que planta. Simples.

Caminhe o seu próprio caminho.

Em vez de antigas histórias sobre anjos e deuses, a espiritualidade convida-o a fazer o seu próprio caminho e criar suas próprias histórias. Isto colocá-lo em uma jornada de esclarecimento e auto-descoberta onde os únicos limites podem ser definidos por si mesmo. Ela incentiva você a confiar em seu coração e segui-lo onde quer que ele possa levá-lo.

Diferenças - Religião e Espiritualidade

Se você olhar para as religiões, elas decorrem de uma profunda espiritualidade. Jesus e Maomé, por exemplo, tinham intensas e profundas jornadas espirituais antes de embarcarem em suas próprias viagens. Então, eu acredito que toda religião tenha sua verdade, e que muitas pessoas podem verdadeiramente ser tanto belas almas, como religiosas ao mesmo tempo, mas em última análise, qualquer coisa que separa você ou cria divisão, não é bom para a sua alma e definitivamente não é bom para o bem maior da humanidade.

A espiritualidade nos faz lembrar que não estamos separados, que não existem fronteiras e não há divisões de raças ou culturas. A verdade é que todos nós somos um e a única constante é o Amor.

Deixe um comentário